Estrutura tem o objetivo de disseminar a cultura e a prática da inovação nas cooperativas da região
Os presidentes do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, e do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, inauguraram oficialmente, nesta quarta-feira (25), uma unidade do Hub Senai Paraná Cooperativo em Ponta Grossa. A estrutura, fruto de uma parceria entre as duas entidades, tem o objetivo de disseminar a cultura e a prática da inovação nas cooperativas paranaenses.
O Hub Senai Paraná Cooperativo de Ponta Grossa fica na unidade do Senai no município e atende organizações da região Centro-Sul do Paraná. Atualmente, 15 cooperativas já participam dos programas promovidos pelo Hub. O novo espaço conta com um coworking, sala de reunião e auditório para serem utilizados nas ações envolvendo as cooperativas. A estrutura se junta a outros dois Hubs já instalados no Paraná, nas cidades de Londrina, que atende a regional Norte-Noroeste, e de Toledo, que atende o Oeste-Sudoeste. Somando-se as três unidades, 48 cooperativas dos segmentos agroindustrial, de crédito, saúde e serviços já vêm sendo atendidas no estado.
O presidente do Sistema Fiep destacou que o Hub tem o objetivo de fomentar a cultura da inovação nas cooperativas, com mentoria e apoio técnico do Senai. “São vários projetos formulados de acordo com a maturidade de cada cooperativa”, disse. “A busca hoje no mundo para estar apto às transformações é o primeiro desafio de toda empresa e de toda cooperativa. Este Hub ajuda muito na troca de experiências e na busca de conhecimento para o fortalecimento da cultura de inovação interna nessas cooperativas”, acrescentou.
Vasconcelos também enalteceu a grande sintonia entre os Sistemas Fiep e Ocepar em ações com foco na competitividade da indústria e do setor produtivo paranaense, incluindo a área de inovação. “Uma grande parte dos CNPJs das cooperativas é de indústrias, então precisamos ter uma colaboração cada vez maior, inclusive para incentivar essa cultura inovadora, como fazemos aqui no Hub”, disse.
Já José Roberto Ricken ressaltou que os Hubs Senai Paraná Cooperativo geram oportunidades de conexão com foco na inovação. “Por princípio, o cooperativismo prega que temos que somar e multiplicar as soluções, então estamos muito felizes com esta parceria. Entendemos que os serviços do Sistema Fiep são de total interesse do Sistema Ocepar, e essa interação é muito construtiva e abrangente, com várias cooperativas já participando”, afirmou, destacando ainda a importância de uma estrutura para atender a regional de Ponta Grossa. “Temos aqui uma região tradicional, onde surgiu na prática o cooperativismo paranaense, que é forte, organizado e industrializado”, declarou.
Impulso à inovação
Representantes de cooperativas da regional Centro-Sul já atendidas pelo Hub Senai Paraná Cooperativo ressaltaram a importância da estrutura para impulsionar a inovação nas organizações. O diretor financeiro da Cooperativa Agrária Agroindustrial, Edmund Gumpl, afirmou que, para muitas delas, a inovação ainda é um aprendizado. “Não é em todas as cooperativas que isso é uma cultura já consolidada”, disse. “O principal benefício do Hub é a interação com as outras cooperativas. Quando você começa a usar este espaço para troca de ideias e de experiências, isso encurta caminhos. Muitas coisas que você está errando em casa, outras cooperativas já estão fazendo certo, e o contrário também”, completou.
Já o gerente de tecnologia da informação e de projetos da Unimed Ponta Grossa, Anderson Horácio dos Reis, afirmou que o trabalho em colaboração com o Hub tem rendido resultados práticos para a cooperativa da área da saúde. “Desde o início, a troca de informação, a geração de conhecimento, o compartilhamento de experiências e o processo de mentoria do Senai foram nos ajudando a entender o que a Unimed Ponta Grossa precisava fazer para desenvolver ainda mais a inovação dentro de casa”, explicou. “Com isso, conseguimos desdobrar inúmeras ações, com a mais impactante sendo a elaboração de um planejamento estratégico para a inovação na nossa cooperativa, que começa a ser aplicado em 2025”, acrescentou.
Atuação
Os Hubs Senai Paraná Cooperativo surgiram de uma parceria, firmada em 2023, entre o Sistema Fiep, por meio do Senai, e o Sistema Ocepar, por meio do Sescoop. As estruturas trabalham para fortalecer o ecossistema de inovação no cooperativismo paranaense, oferecendo capacitação, consultorias e conexão entre essas organizações e instituições ligadas à cultura e práticas inovadoras, como empresas, startups, instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação, entidades de fomento e órgãos públicos.
Os Hubs atuam com base em três pilares principais. O primeiro é a formação, com a realização de workshops presenciais, mediados por facilitadores do Senai e com participação de profissionais das cooperativas, contribuindo para a capacitação técnica e reflexões a respeito das práticas de inovação associadas. O segundo consiste na aplicação prática, com consultorias para cada cooperativa individualmente, em que mentores do Senai aplicam ferramentas que levam à estruturação de processos associados à inovação nas organizações.
Por fim, o terceiro pilar trata da conexão, prevendo a realização de webinars mensais que possibilitam a interação entre as cooperativas dos três Hubs. Para esses encontros virtuais, são convidados especialistas externos em diferentes temáticas, além de serem apresentadas práticas e experiências inovadoras que vêm sendo adotadas pelas próprias cooperativas nos temas abordados.