Startup começa a testar ‘superdrone’ em lavouras de Mato Grosso

Harpia P-71, da Psyche Aerospace, é considerado o maior drone de pulverização agrícola do mundo, com capacidade de 400 quilos

Uma startup com nome de asteroide vai testar na fazenda do produtor de grãos Gil Pinesso, em Mato Grosso, o maior drone agrícola de pulverização do mundo. O equipamento tem capacidade de levar 400 quilos de defensivos em voo autônomo, com uso de tecnologias da Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT). Os testes devem começar em agosto.

Para se ter uma ideia do gigantismo do equipamento inspirado no design do avião americano de reconhecimento militar Black Bird, o maior drone pulverizador já apresentado no país tem capacidade de 60 quilos.

O Harpia P-71 foi desenvolvido pela Psyche Aerospace, empresa que nasceu em dezembro de 2022 incubada no hub do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (SP) e que hoje funciona em uma área de 6 mil m² na zona sul da cidade do interior paulista. O drone opera com um motor híbrido de etanol e baterias, pode pulverizar 40 hectares por hora e tem autonomia de 10 horas de voo.

Fonte: https://globorural.globo.com/google/amp/tecnologia-e-inovacao/noticia/2024/06/startup-comeca-a-testar-superdrone-em-lavouras-de-mato-grosso.ghtml