Fazendas Inteligentes

Conheça mais sobre o conceito SMART FARMS que têm sido a grande tendência para todos os formatos e tamanhos de áreas de plantio no Brasil.

A primeira Smart Farming no Brasil é recente, de Ponta Grossa no PR em 2020.

Vamos reunir em Curitiba em um painel internacional juntamente com casos reais do Brasil, para mostrar como é possível promover e avançar em todos os 9 pilares do ecossistema que envolve o Smart Farms.

O que é Smart Farming?

Smart Farming corresponde ao uso da tecnologia de acordo com nicho de cultivo de uma propriedade rural, tornando as atividades mais eficientes e competitivas. Alguns exemplos de uso tecnológico no campo são o levantamento de informações em tempo real, a inclusão de recursos avançados e a análise de dados. Assim, é possível tratar os números coletados e elaborar previsões (produtivas e meteorológicas) com bastante antecedência.

Como resultado, a melhoria contínua produtiva cresce de forma escalável, acompanhando a evolução tecnológica relacionada ao negócio. Dessa forma, os resultados obtidos são compatíveis com os objetivos esperados.

Quais os benefícios dessa prática?

O Smart Farming é muito buscado pelos agricultores brasileiros devido aos benefícios proporcionados. Afinal de contas, o que puder ser integrado às estratégias de cultivo é bem-vindo. Conheça as vantagens mais evidentes que virão após você implementar recursos inteligentes na sua fazenda.

Aumento de produção

Cálculos e planejamentos equivocados podem levar à perda de insumos e, consequentemente, da colheita. Isso pode fazer com que você não seja capaz de suprir demandas relacionadas a alimentos que estão em alta. Com o apoio funcional do Smart Farming, essas adversidades podem ser evitadas por meio de um gerenciamento rápido, inteligente e que conta com a integração de dados.

O crescimento produtivo será um benefício evidente assim que contar com a tecnologia na lavoura. Demandas como nível de fertilidade do solo, melhor época para plantio, nível de controle das pragas, bem como quantidade de mão de obra necessária são somente alguns fatores que potencializarão a sua produção.

Economia de água e outros recursos

O consumo de água é uma questão bastante crítica para o cultivo e para a proteção ambiental. Em um mundo que passa por mudanças climáticas bruscas e lida com a falta de recursos naturais, esse cuidado se torna mais do que essencial. A propósito, qualquer desperdício é crítico para a preservação e continuidade sustentável do mundo. Isso significa que é preciso gerenciar e utilizar recursos com inteligência durante as atividades agrícolas.

Em uma Fazenda Inteligente, por exemplo, o consumo da água é mais econômico graças às tecnologias de irrigação e demais recursos analíticos, que consideram os períodos do ano, o excesso de chuva, a estiagem, a capacidade de água disponível (CAD) no solo, o balanço hídrico e como reutilizar a água para favorecer a colheita sem gerar impactos negativos na natureza. Tudo é cuidadosamente planejado para que o ciclo de cultivo seja ecologicamente correto.

Detecção de pragas e doenças

Equipamentos avançados detectam pragas e doenças com antecedência, evitando sua proliferação e disseminação em toda a propriedade. Ao identificar patógenos nocivos, fica mais fácil para você monitorar o nível de controle e definir reações a respeito desse problema, que pode levar à perda de toda a produção agrícola de um período inteiro. Com dados completos e detalhados sobre a condição de saúde da lavoura, é possível conter danos em estágios iniciais.

Redução de custos

Se a lógica desse investimento indica a utilização de insumos de forma eficiente e dos recursos naturais, maior qualidade nos resultados produtivos e produção agilizada, o resultado é certo: diminuição de custos operacionais. A depender do segmento de negócio da propriedade rural, até mesmo a logística de entrega se torna mais econômica.

Informações em tempo real

Com uma Fazenda Inteligente, o monitoramento de informações em tempo real faz parte do processo. Portanto, as operações calendarizadas acabam por diminuir ao longo do período de cultivo. Hoje, você pode definir ações estratégicas com o auxílio de dados concretos, o que faz uma grande diferença para todo o fluxo de atividades do seu empreendimento.