Quais distribuidores possuem inversores com AFCI?

Empresas estão buscando oferecer um portfólio alinhado à Portaria 515/2023 do Inmetro

obrigatoriedade do AFCI (Arc Fault Circuit Interrupter) está gerando uma corrida entre fabricantes para adequação de inversores fotovoltaicos – que estão realizando análises detalhadas nos últimos meses e investindo em testes extensivos em laboratórios para atenderem os requisitos da Portaria 515/2023 do Inmetro. 

A partir de 1º de dezembro de 2024, apenas os inversores que estejam em conformidade com a norma poderão ser fabricados ou importados no Brasil. No entanto, não foram estabelecidos prazos específicos para a comercialização dos equipamentos sem AFCI já existentes em estoque. 

A corrida por conformidade não está se limitando apenas aos fabricantes, mas também envolve os distribuidores, que estão se mobilizando para se adaptar às novas exigências da legislação brasileira, buscando oferecer um portfólio diversificado e atualizado de inversores equipados com a tecnologia AFCI.

Entre as empresas está a Amara NZero Brasil, que afirmou que está acompanhando a evolução do mercado em busca de soluções robustas e seguras para o segmento fotovoltaico. “Com o AFCI não seria diferente. Desde que este tema entrou em pauta no Inmetro, também nos adequamos junto aos nossos parceiros para atender a exigência normativa com qualidade e suas devidas certificações”.

“Assim, todas as importações que estamos recebendo dos fabricantes Solis e Sungrow já estão 100% alinhadas com a respectiva portaria do Inmetro”, apontou Thiago Mingarelli, gerente técnico da Amara NZero Brasil.

Aldo Solar, por meio de Jeferson Meneguite, coordenador de Produtos da companhia, destacou que no ano de 2024 todos os inversores comprados pela mesma atendem a Portaria 515, tanto on-grid quanto híbrido. 

“Nosso principal desafio é ajustar os níveis de estoque de acordo com os prazos, e seguir dentro das normas como sempre tem sido feito. Vemos que no mercado interno a preocupação é maior por parte dos fabricantes do que pelos distribuidores, mas a Aldo está trabalhando junto com os fornecedores para que o cumprimento da norma seja seguido por todos”, ressaltou.

Entre os equipamentos comprados pela distribuidora com AFCI, conforme Meneguite, estão os híbridos da Deye de até 10 kW / 380 V, os da Growatt de até 30 kW / 220 V e os inversores GoodWe de até 250 kW / 800 V, por exemplo.

Já a Bluesun detalhou que trabalha, atualmente, com quatro marcas de inversores, como a Growatt, Sofar, Solis e Deye – que já estão se adequando para atenderem as exigências da Portaria. 

“A Solis, por exemplo, já tinha alguns modelos com AFCI, assim como a Sofar e Deye. No caso da Growatt, inclusive, a linha X2 já está sendo produzida e vendida de acordo com a norma”, comentou Ricardo Mansour, sócio fundador da Bluesun.

“Estamos comprometidos em garantir que nosso portfólio esteja sempre alinhado com as regulamentações mais recentes, oferecendo aos nossos clientes segurança e inovação”, frisou Mansour.

Fonte: https://canalsolar.com.br/quais-distribuidores-possuem-inversores-afci/