Durante a Agrishow 2024 o Agrobee 200 recebeu pedido para 50 unidades e se destacou por suas capacidades VTOL e autonomia superior a 1h20
A Agrobee, startup brasileira que fabrica aeronaves autônomas agrícolas, anunciou a venda de cinquenta drones Agrobee 200 na Agrishow 2024. O equipamento chamou a atenção pelas suas características e desempenho, como a grande capacidade de carga e autonomia.
Com sede em São José dos Campos, no interior de São Paulo, a Agrobee destacou o curto período de desenvolvimento do drone do tipo VTOL, que tem a capacidade de decolar e pousar verticalmente.
Segundo o fabricante, o Agrobee 200 tem capacidade de carga de 200 quilos de defensivos agrícolas e uma autonomia de 1h20, superando com ampla margem os rivais diretos, que têm autonomia entre 25 e 30 minutos.
O desempenho elevado é possível devido ao uso de um pequeno motor flex, que pode ser abastecido com etanol, diesel ou gasolina, que alimenta uma bateria, permitindo um tempo de voo maior.
“Com o Agrobee 200, cobrimos 380 hectares por dia, pois ele pode operar praticamente 24 horas por dia, com apenas paradas de cinco minutos para reabastecimento”, revelou Marco Minerbo, sócio-diretor da Agrobee.
Autônomo, o quadricóptero utiliza um sistema pré-voo que mapeia toda a área que receberá os produtos. Em seguida, a missão é transferida ao drone, que realiza o serviço baseado na análise do terreno, utilizando sistemas de GPS, ultrassom e câmeras especiais, que mapeiam e evitam obstáculos automaticamente.
De acordo com a Agrobee, o drone é adequado para várias culturas, como cana-de-açúcar, grãos, café etc., pode voar a quatro metros acima do solo, possui versões com carga útil que varia de 200 litros (Agrobee 200) a 900 litros (Agrobee 900), atinge velocidades que variam entre 0 e 140 km/h e tem um preço estimado de US$ 300.000 (aproximadamente R$ 1,5 milhão, em valores atualizados).