A chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial, Lucíola Magalhães, foi a palestrante da abertura do Fórum Agroleite 2025, realizado em 6 de agosto no município de Castro, PR. Durante sua apresentação, a gestora destacou os compromissos ambientais do Brasil, com ênfase no papel dos produtores rurais na conservação da vegetação nativa.
Magalhães apresentou um panorama da atribuição, uso e ocupação das terras brasileiras, apontando que mais de 66% da superfície do País está destinado à vegetação nativa, sendo quase metade disso conservada pelos produtores rurais, segundo os registros no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR).
Com base em mapas e dados consolidados, a gestora apresentou o cenário de atribuição de terras no Brasil, que abrange áreas destinadas a comunidades tradicionais, unidades de conservação e uso militar – que totalizam 36,6% do território nacional. Já o conjunto de áreas destinadas à preservação dentro das propriedades rurais representa 227 milhões de hectares mapeados via CAR, o que equivale a quase 30% da área do País. Ao incluir propriedades ainda não cadastradas, mas identificadas pelo Censo Agropecuário, esse número chega a 33,2%.
A gestora também chamou atenção para a dimensão econômica desse compromisso, ao lembrar que a terra preservada tem valor de mercado. “Em 2021, estimamos que esses 227 milhões de hectares representavam cerca de três trilhões em patrimônio fundiário mobilizado em prol da conservação ambiental”, destacou.
Para dar exemplos da dimensão ambiental, ela comentou os resultados de alguns dos projetos conduzidos pela Embrapa Territorial em parceria com o setor produtivo, como o monitoramento de carbono e biodiversidade em citricultura (CarbCitrus), e o mapeamento e as estimativas de carbono sequestrado pela cafeicultura na região das Matas de Rondônia (CarbCafé Rondônia).
A palestra também trouxe atualizações sobre o uso de tecnologias espaciais e sensoriamento remoto na identificação de áreas de desmatamento, cobertura vegetal e práticas de uso do solo em todo o Brasil. Iniciativas como o programa Brasil MAIS, da Polícia Federal, foram citadas como exemplos de como a observação por satélites pode apoiar a fiscalização ambiental em tempo real, com base em dados robustos e auditáveis.
Assista à palestra aqui.
O evento
O Agroleite 2025, vitrine da tecnologia da cadeia do leite da América Latina, foi realizado entre os dias 5 e 8 de agosto em Castro, Paraná. A edição comemorativa de 25 anos aconteceu no Castrolanda Expo Center e no Parque Dario Macedo, reunindo cerca de 360 expositores. O evento foi promovido pela Castrolanda em parceria com o Governo do Estado do Paraná e a Prefeitura Municipal de Castro, reunindo produtores, técnicos, pesquisadores e empresas do setor.
Escrito por Embrapa