China revoluciona a energia eólica com a maior turbina do mundo de 18 MW, capaz de gerar 72 milhões de kWh por ano, alimentando 36.000 residências com energia limpa e reduzindo a poluição
China completou a instalação de uma turbina eólica de 18 MW. Este feito foi realizado pela Dongfang Electric Corporation, um fabricante estatal de geradores de energia, no dia 5 de junho, com a instalação de uma única turbina em uma base de teste costeira na província de Guangdong, no sul da China.
À medida que os países buscam eliminar gradualmente os combustíveis fósseis e aumentar sua dependência da energia renovável, as turbinas eólicas estão recebendo um grande impulso. Para aproveitar os fortes ventos do mar, os fabricantes de equipamentos originais (OEM) têm se concentrado em construir turbinas maiores e melhores que podem alimentar múltiplas residências com uma única volta de suas pás.
A maior turbina eólica do mundo
No evento China Wind Power em outubro do ano passado, a DongFang apresentou dois modelos de suas turbinas eólicas de 18 MW, as maiores do mundo em termos de potência nominal. Menos de um ano depois, completou com sucesso a instalação dessa enorme infraestrutura.
Quão grande é uma turbina de 18 MW?
O diâmetro do rotor da turbina é de impressionantes 260 metros, e varre uma área de mais de 53.000 metros quadrados, um pouco maior que sete campos de futebol de tamanho padrão.
Impacto ambiental e energético
A empresa estima que a turbina gerará 72 milhões de quilowatts-hora (kWh) de energia anualmente, suficiente para satisfazer as demandas energéticas de 36.000 residências. Mais importante ainda, conseguirá isso evitando a queima de 22.000 toneladas de carvão e a emissão de 59.000 toneladas de dióxido de carbono.
Inovações na Indústria da energia Eólica Chinesa
Curiosamente, a DongFang não é a única empresa na China que possui uma turbina de 18 MW. O site EcoInventos informou previamente sobre a turbina de 18 MW da MingYang Smart Energy, que pode superar os 20 MW de potência em dias com mais vento.
O tamanho importa, mas só na China
Um exemplo de quanta energia uma grande turbina pode gerar em um bom dia foi visto no ano passado, quando uma turbina de 16 MW enfrentou velocidades de vento de 83 km/h. Em 24 horas, a turbina produziu 384 megawatts-hora (MWh) de energia, suficiente para abastecer 170.000 residências.
Naquela época, o South China Morning Post relatou como a turbina projetada por outro OEM chinês, GoldWind, podia ajustar suas pás e continuar gerando energia em vez de desligar, como tem sido a norma na indústria.
Comparação internacional
No entanto, essa tendência de fabricar turbinas eólicas maiores só é observada entre os fabricantes chineses. O fabricante europeu de equipamentos Vestas, que detinha o recorde anterior de máxima produção de energia de uma turbina, não tem planos de construir turbinas maiores de 16 MW.
A GE Electric, outro fabricante de turbinas no Ocidente, também considerou a ideia de fazer uma versão de 17-18 MW de sua popular série Haliade de turbinas eólicas. No início deste ano, a empresa-mãe abandonou os planos, citando perdas no negócio offshore e focando seu capital de trabalho em cumprir com uma acumulação de pedidos em vez de desenvolver novos produtos.