Tecnologia que permite melhorar e otimizar o trabalho no campo deve se tornar imprescindível para os produtores rurais nos próximos anos
Muito se fala em drones, esses artefatos têm sobrevoado todos os lugares, seja no campo ou na cidade.
A questão é como aplicar e os motivos para tal, a matéria do Globo Rural elucida bem a realidade brasileira, segue alguns trechos e o texto na integra está no link abaixo.
Hoje, no Brasil, há aproximadamente 113 mil drones cadastrados na Anac, sendo que, desses, cerca de 2,5 mil estão no campo. Com a mudança na resolução, as aplicações dos Vant na agricultura se expandiram, impulsionando o seu uso. Antes, apenas equipamentos com até 25kg podiam decolar. Agora, não há mais limite de peso, mas eles devem sobrevoar apenas áreas desabitadas e não ultrapassar 120 metros de altura.
A utilização desses equipamentos no campo oferece diversas vantagens em termos de produtividade e economia de recursos. Os drones são uma das formas de garantir a chamada agricultura de precisão, que minimiza os riscos da atividade e, consequentemente, facilita a tomada de decisão e melhora a gestão de negócio.
Segundo a Aegro, empresa de software de gestão de fazendas, a agricultura de precisão garante uma redução de 19% nos custos totais de operação no campo e um aumento de 67% no rendimento global das lavouras. Os Vant, com a ajuda de câmeras e softwares especializados, permite o monitoramento de toda a propriedade sem necessitar do deslocamento da sede, oferecendo uma visão geral e detalhada da lavoura de diferentes ângulos.
Veja a seguir seis aplicações dos drones na agricultura e entenda por que vale a pena investir no equipamento:
1. Análise da plantação
Com a coleta de informações em tempo real, os drones fornecem dados úteis da plantação, como pragas e doenças, falhas no plantio, irrigação e desenvolvimento da lavoura.
2. Aplicação de insumos
Por meio da pulverização aérea, os drones trazem mais eficiência, precisão e economia de tempo na aplicação de insumos para fertilizar o solo e controlar pragas e doenças nas lavouras. Além disso, eles têm um custo menor do que aeronaves maiores.
3. Demarcação de plantio
Por conta da amplitude de sua visão do alto, o drone é ideal para apresentar a melhor área para cultivo, facilitando decisões de forma fácil e ágil.
4. Previsão
As imagens aéreas produzidas por drones, aliadas aos dados de sensores espalhados pela fazenda, podem ajudar o agricultor a tomar decisões mais assertivas, aumentando a produtividade, reduzindo os custos e estimando os insumos para a próxima safra.
5. Contagem de plantas
Eles ajudam na contagem de plantas sobrevoando a plantação e registrando imagens que são, posteriormente, processadas em um software. Os drones informam o número exato das culturas no campo, sendo possível analisar a eficiência do plantio e mensurar a colheita final.
6. Segurança
Os drones ajudam na segurança da propriedade, permitindo identificar animais e humanos invasores à distância, cercas derrubadas e focos de incêndio.
Para facilitar o acesso dos produtores agrícolas ao equipamento – que deve se tornar imprescindível nas lavouras em poucos anos –, o Bradesco disponibiliza a plataforma E-agro. Por meio dela, é possível ter acesso a linhas de crédito e comprar produtos de forma online em uma loja digital exclusiva – incluindo drones – e contratar serviços para apoiar na tomada de decisão utilizando apenas um smartphone, tablet ou computador. No marketplace, também é possível conhecer mais sobre produtos e soluções de agricultura digital e encontrar as melhores ofertas de drone que irão te apoiar nessa evolução no campo.
Fonte e matéria completa: https://globorural.globo.com/conteudo-de-marca/bradesco/tecnologia-e-inovacao/noticia/2023/11/drones-na-agricultura-6-razoes-para-investir-no-equipamento.ghtml