Pesquisa inédita mostra que o agro quer mais tecnologias e capacitação no campo

Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores apresentou nesta semana o resultado de um trabalho que durou 18 meses: o “Caminhos da Tecnologia no Agronegócio”

Em qual medida a tecnologia é um redutor de custo? Qual o desafio da capacitação para as tecnologias no campo? E as estratégias de financiamento? Como as energias renováveis entram no processo de produção? Essas e outras questões que estão na ordem do dia para a maior parte das propriedades rurais que flertam com a inovação e uma gestão cada vez mais refinada do negócio. E também em uma pesquisa apresentada na quarta-feira (28), na sede da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), entidade que reúne fabricantes de automóveis, caminhões e também máquinas agrícolas, como CNHIndustrial, AGCO, Agrale e Carterpillar.

A pesquisa “Caminhos da Tecnologia no Agronegócio” é inédita na Anfavea e deve se repetir daqui para a frente, em intervalos de até três anos. Em 2023 e 2024, a entidade realizou pesquisas, mas para os setores de automóveis. “Dois ou três anos de intervalo vai nos dar uma linha clara das tendências no campo”, afirma Márcio de Lima Leite, atual presidente da entidade e vice-presidente de relações institucionais e jurídicas na Stellantis.

Com 60 questões, a pesquisa foi iniciada em 2023 e finalizada em janeiro, coordenada pela SAE Brasil e liderada pela KPMG. No público estavam produtores rurais, cooperativas, indústria de máquinas e equipamentos de tecnologia, prestadores de serviços, com faturamentos de R$ 5 milhões a R$ 3 bilhões ou mais, além de instituições de ensino, pesquisa e governo. Na faixa etária, 54% tinham idades entre 30 anos e 50 anos.

Observação importante dessa pesquisa é que a conectividade no campo vem sendo percebida como uma tendência emergente e não mais como novidade. “A pesquisa reforça a visão de que há uma tecnologia e ela está consolidada no agro, ela é um vetor de crescimento importante e continuará assim”, diz Leite. “Ainda há muitas oportunidades para destravar o valor no negócio, atreladas à agricultura de precisão e tecnologias digitais e uma grande opcionalidade também relacionada à conectividade, olhando a forma como ela é percebida como tendência emergente.”

Fonte: https://forbes.com.br/forbesagro/2024/03/pesquisa-inedita-mostra-que-o-agro-quer-mais-tecnologias-e-capacitacao-no-campo/